Fazeres: conteúdo, educação, pesquisa e curadoria

clemilton1

O Andarilha tem como missão mapear processos criativos que caminham pela nossa cultura em busca de estimular a valorização do saber cotidiano e da trajetória de vida pessoal para a construção da memória coletiva de um povo.

Para isso, fazemos projetos de: conteúdo, educação, pesquisa e curadoria

• Textos, fotos e produção de conteúdo:
– Textos críticos sobre processos criativos inspirados na cultura brasileira;
– Entrevistas customizadas com artistas, músicos, escritores, cineastas, fotógrafos e criativos em geral sobre seus trabalhos, inspirações e trajetórias de vida/família;
– Relatos de andanças em pesquisas pelo Brasil;

• Educação: falas, palestras, roda de prosas
– Falas sobre a criação do Andarilha e os caminhos percorridos pelo projeto;
– Exposição de pesquisas, reflexões, pensamentos e ideias sobre um determinado tema relacionado a processos criativos que caminham pela nossa cultura;
– Mediação de roda de prosas sobre processos criativos;
– Oficina Andarilha com criativos: como aplicar a metodologia de um olhar interno – inspirado em sua cultura, seu cotidiano, sua trajetória de vida/família – na criação de projetos autorais;

• Pesquisa e Curadoria:
– Pesquisas através da Rede Andarilha para organizações que querem compreender o cotidiano brasileiro em diferentes regiões e/ou buscar criativos/agentes de transformações em locais específicos do país;
– Pesquisas sobre temas a respeito de arte, design, moda e fotografia com foco na cultura brasileira para exposições em centros culturais, canais de comunicação e produtoras audiovisuais;
– Curadoria de exposições sobre arte, design, moda e fotografia com foco na cultura brasileira;


Equipe Andarilha:

Ana Luiza Gomes é formada em Comunicação e Design, especializada em Curadoria de Arte Contemporânea e trabalhou durante 10 anos desenvolvendo trabalhos de identidade visual e design editorial para clientes da área de cultura, como Inhotim, Fundação Clóvis Salgado e Museu de Arte da Pampulha. Recentemente, foi curadora assistente de Adélia Borges na Bienal Brasileira de Design 2015. Como profissional autônoma, atua como pesquisadora de arte e design para exposições, canais de comunicação e produtoras audiovisuais; além de prestar consultoria em processos criativos para marcas e instituições. Para saber mais sobre seus trabalhos, clique aqui.

Colaboradores e Rede Andarilha:

Andarilha é feito com o apoio de colaboradores [o ilustrador Bruno Nunes, o programador Bruno Tomé, o músico GA Barulhista e o fotógrafo Viquitor Burgos] e de uma Rede de Andarilhos pelo Brasil [Anna Cunha [MG], Carol Hoffmann [RS] , Carol Nogueira [DF] , Cecília Garcia [SP], Suelen Silva [PA], Taynara Pretto [AL], Tiago Henrique [PE]] que contribuem com ideias, sugestões de pauta e reflexões sobre arte e cultura brasileira.


Alguns exemplos de nossos fazeres:

Screen Shot 2016-04-11 at 9.47.43 AMScreen Shot 2016-04-11 at 9.59.47 AM

Manhã comemorativa 1 ano Andarilha [Abril/2016, no Tapera Taperá, São Paulo]
Fala aberta ao público sobre como criamos o projeto, como ele funciona, nossas andanças, nossa Rede Andarilha e nossos fazeres + Show de bolso comemorativo com projeto solo El Conejo.

Processed with VSCOcam with c1 preset

Fala aberta sobre nossas andanças [Abril/2016, no Guaja, Belo Horizonte]
Fala aberta ao público sobre a criação do Andarilha e os caminhos percorridos pelo projeto, nossas pesquisas em campo, online e customizadas e nossos fazeres.

Processed with VSCOcam with m5 preset

Bate-papos em escolas [Março/ 2016, na Casa Viva e Escola da Serra, BH]
Bate-papos com alunos de 10 a 18 anos sobre a criação do Andarilha e os caminhos percorridos pelo projeto, contação de histórias sobre os criativos que conhecemos nesse percurso e apresentação de músicas e vídeos relacionados às temáticas de interesse de cada escola.

2016-03-28 14.44.36

Oficina Andarilha [Março/2016, no Sesc Boulevard, Belém do Pará]
Primeira edição da Oficina Andarilha realizada no Sesc Boulevard entre os dias 1 e 2 de março para o público local acima de 18 anos sobre processos criativos que caminham pela nossa cultura. A Oficina teve como objetivo estimular cada participante a olhar afetivamente para sua trajetória de vida/família e seu cotidiano em busca de inspiração para seus Fazeres.

12316557_1205176072844163_6666009932997104910_n

Roda de prosas sobre criatividade [Dezembro/2015, no Museu da Casa Brasileira, SP]
Mediação de roda de prosas sobre processo criativo com as convidadas: a designer Paula Dib, a jornalista Gabriela Romeu e a radialista e produtora cultural Biancamaria Binazzi durante o evento Mercado Manual , no Museu da Casa Brasileira, São Paulo.

Screen Shot 2016-01-31 at 8.49.32 PM

PechaKucha Tokyo [Setembro/2015, no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio]
Fala sobre as pesquisas de arte e cultura brasileira realizadas no Andarilha pela sua criadora Ana Luiza Gomes no evento Brazilian Lifestyle Powered by PechaKucha no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, junto ao embaixador brasileiro em Tóquio, André Corrêa do Lago e o diretor criativo do museu Etsuko Watari.


Para contratar algum de nossos fazeres, saber mais sobre nossa Oficina Andarilha e também solicitar consultorias, entre em contato pelo projetoandarilha@gmail.com