Rede Andarilha
Comentários 2

Tiago Silva [Buíque, PE]

tiagosilva

Tiago Henrique Silva nasceu e foi criado na periferia entre São Matheus e Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Já morou um tempo em João Pessoa, Diamantina, Natal e, atualmente, vive em Buíque, no interior de Pernambuco. A descoberta da fotografia em sua vida veio junto do nascimento da filha, Ana Maria, há 7 anos. Nos primeiros dois anos de vida de Ana, percebeu que fotografava tudo: da rotina no emprego no Call Center à amigos que moravam na Cohab II, em Itaquera.

“A ideia de ir para o nordeste se solidificou há dois anos quando soube de trabalhadores que iam e vinham em transportes clandestinos do Brás, em SP e paravam em Águas Belas, no interior de Pernambuco. A curiosidade para conhecê-los melhor era imensa, então, resolvi me arriscar. Parti para materializar todas as histórias que ouvia, de criança à vida adulta, sobre o nordeste e me entreguei de vez à fotografia”

 

Hoje, como fotojornalista, trabalha para uma agência chamada Rover Images, da Jordânia, que o incentiva a fotografar o nordeste. E realiza diversos projetos autorais, como a documentação da rotina de uma comunidade quilombola no sítio Mundo Novo e o ensino às crianças da cidade de Buíque sobre os conceitos básicos de fotografia – ação que deu origem ao projeto Imagem Latente.

Conheci Tiago através do Coletivo Nação, formado por diversos fotógrafos brasileiros para repensar a imagem do país através da fotografia. Por aqui, ele registra, através do cotidiano, das manifestações populares e dos artistas locais, o nordeste do convívio na infância com seus avós.

Quer falar com o Tiago? Escreva para projetoandarilha@gmail.com.

2 Kommentare

  1. Pingback: Um encontro com Zé Bezerra, por Tiago Silva |

  2. Pingback: Poeira do Tempo: o Samba de Coco em Mundo Novo |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *