Rede Andarilha
Deixar um comentário

Suelen Silva [Belém do Pará, PA]

11218998_1591009314495695_705294533299831126_n

Suelen é filha de uma paraense e um maranhense. Tem a figura de sua mãe como base e centro, uma mulher forte e sensível. Ela, aliás, teve a sorte de fazer parte de uma grande família repleta de mulheres “chefes de família”, onde cada uma a seu modo é um grande exemplo

Mestre em Ciências Sociais/Antropologia, teve a oportunidade de vivenciar o dia a dia em Porto Alegre por alguns meses, como pesquisadora visitante do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência que confirmou sua paixão pelo exercício de se deslocar:

“Cada lugar nos toca de forma distinta e essa é a magia do ato de se deslocar – seja um deslocamento geográfico, seja um deslocamento do modo de olhar o outro ou a si mesmo.”

 

Em seus estudos e pesquisas, Suelen sempre se voltou para os saberes e fazeres no Pará, pesquisando sobre o discurso do “dom” existente pelos produtores das olarias de cerâmica de Icoaraci (distrito de Belém) e sobre como as narrativas dos pássaros juninos (tipo de brincadeira/teatro popular existente somente no Pará) se relacionam com o nosso imaginário a respeito da Amazônia.

Por algum tempo trabalhou e foi voluntária em ONGs. Atualmente, é uma das “programadoras culturais” no Centro Cultural Sesc Boulevard,concebendo a curadoria, planejando e executando ações artísticas e culturais que compõem a programação do Centro. Especificamente, é ela a responsável pelo projeto importante chamado “Humanidades”, cuja proposta é de trazer para o Sesc diferentes manifestações e expressões culturais que se relacionam às tradições e as diferentes formas de saber e fazer de comunidades do Pará, a exemplo de brincadeiras populares, folguedos, folias, entre outras.

Não bastasse um trabalho tão inspirador, é ela também a produtora do artista visual Éder Oliveira, quem eu entrevistei no ano passado e quem nos conectou. Essa colaboração e também a vivência cotidiana em um centro cultural tem a influenciado e inspirado a conhecer as mais diferentes linguagens artísticas, especialmente as Artes Visuais. Por aqui, Suelen vai compartilhar um pouco de seus deslocamentos e de seus trabalhos.

Quer falar com a Suelen? Escreva para projetoandarilha@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *