Brincante, Brincante Cecilia, dicionário
Deixar um comentário

FAZ QUE VAI

wagner2

Se o corpo não serve para romper, de nada adianta que ele tenha tantas fendas, que se estique como elástico moreno, que se molhe como uma flor úmida de sexo. Se o corpo não for como um vulcão, destruindo com lava de brilhantina laranja toda a heteronormatividade e a chatice das dicotomias corporais, então ele é inútil. Agora, se o corpo transborda para além da pele, um copo de derme bem geladinho e provocante, então ele pode vir a se constituir como brincante.

Mas não são todos que o são. Queriam ser; mas é preciso ter um quê de entidade, deusa andrógina, de perna musculosa linda quando combinada com a saia. A fotógrafa Bárbara Wagner e Benjamin de Burca filmaram e as puseram para reinar no trono balançante da dança no vídeo Faz que Vai.

Ryan é rosa e ácida como as orquídeas que Mapplethorpe insistia em fotografar. Edson tem a graça de uma lula divagando no mar. Para ser brincante você tem que vencer a gravidade entediante. Bhrunno é um leão de dia, mas de noite é uma leoa que ainda mantém a juba, presa bem firme ao pescoço. Tchanna empina a bunda frevo bem no alto, a dança tricolor de suas roupas girando como caleidoscópio de seu guarda-chuva.

Quando esses corpos se apropriam de uma manifestação cultural como frevo, o maracatu e o carnaval, eles dão continuidade à ideais primários de resistência. O popular, por existir, resiste. A festa tem que brincar com o gênero, e essa brincadeira tem que ser imortal, durando até que os confetes de outro carnaval estejam prontos para pairar nas ruas.


Cecília Garcia nasceu em São Paulo, onde mora e trabalha como jornalista. Filha de um pai inventor-gambiólogo-cientista e uma mãe que acredita-cuida de duendes, Ceci aprendeu a alimentar seus bichos internos e faz deles seres vivos criativos, que a ajudam a construir mundos fantásticos, um tanto orgânicos e labirínticos. Por aqui, é ela quem dá dicas de livros e filmes para o nosso Dicionário de Bolso Andarilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *